terça-feira, 6 de março de 2012

Enquanto isso no estádio...

O jogador:

Cleyton Cabral é ator, escritor e publicitário. Assina o blog Cleytudo e a coluna Da cabeça ao cóccix, no Portal Interpoética. Experiência em teatro: Um Gesto por Outro de Jean Tardieu (prêmio especial do júri pelo conjunto do elenco); A Menina e o Vento, de Maria Clara Machado; Em três cenas, de Júlio Cortazar; Ópera do Fogo, de Ronaldo Correia de Brito; Cordéis Minimalistas, de Luis Felipe Botelho; A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos; Rua do Lixo, 24 de Vital Santos; Dom Quixote, balé inspirado na obra de Miguel de Cervantes; A Flor e o Sol, de Cícero Belmar; Playdog (Projeto Aprendiz Em Cena 2009), de vários autores da nova dramaturgia; Quando Aquiles sangrou ou Suas mãos onde estão?, de Carlos Bartolomeu; entre outras. Em 2014, lançou seu primeiro livros de contos, tempo nublado no céu da boca.

O treinador:

João Denys Araújo Leite é professor e pesquisador do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, da Universidade Federal de Pernambuco. Encenador, dramaturgo, cenógrafo, figurinista, aderecista, maquiador e iluminador, é mestre em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Sua dissertação Um teatro da morte: transfiguração poética do Bumba-meu-boi e desvelamento sociocultural na dramaturgia de Joaquim Cardozo foi agraciada com o Prêmio Jordão Emerenciano, de Ensaio, do Conselho Municipal de Cultura em 2002, sendo publicada no ano seguinte, com o mesmo título. Tem publicada, ainda, a Trilogia do Seridó, que consta das peças Deus danado (1993), Flores D’América (2005) e A pedra do navio (1979), em edições separadas. Suas encenações mais recentes são O funâmbulo, de Jean Genet (2005), O canto do teatro brasileiro, de sua autoria (2005), Encruzilhada Hamlet, de sua autoria (2009) e Os fuzis da senhora Carrar, de Bertolt Brecht (2010). Seu foco de pesquisa nos últimos dez anos tem sido a dramaturgia de Joaquim Cardozo, a dramaturgia de Hermilo Borba Filho, Processos de criação dramatúrgica e Composição de textos teatrais.

Nenhum comentário: